O que é TDAH?
O TDAH, também chamado de transtorno de déficit de atenção (DDA), é um transtorno do desenvolvimento, geralmente diagnosticado pela primeira vez na infância. Caracterizado por vários graus de desatenção, impulsividade e, em alguns casos, hiperatividade, esses sintomas geralmente podem ou não ocorrerem juntos.
Os sintomas de hiperatividade, quando presentes, são quase sempre aparentes na idade escolar e podem estar presentes também em pré-escolares muito jovens. Desatenção ou déficit de atenção podem não ser evidentes até que a criança enfrente as expectativas da escola primária.
Quais são os diferentes tipos de TDAH?
1. TDAH, tipo combinado. Este, o tipo mais comum de TDAH, é caracterizado por comportamentos impulsivos e hiperativos, bem como desatenção e distração.
2. TDAH, tipo impulsivo/hiperativo. Este, o tipo menos comum de TDAH, é caracterizado por comportamentos impulsivos e hiperativos sem desatenção e distração.
3. TDAH, tipo desatento e distraído. Este tipo de TDAH é caracterizado predominantemente por desatenção e distração sem hiperatividade.
O que causa o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade?
O TDAH é uma das áreas mais pesquisadas em saúde mental infantil e adolescente. No entanto, a causa exata do distúrbio ainda é desconhecida.
As evidências disponíveis sugerem que o TDAH é genético. É um distúrbio neurobiológico baseado no cérebro. Baixos níveis de dopamina (uma substância química do cérebro), que é um neurotransmissor (um tipo de substância química do cérebro), são encontrados em crianças com TDAH. Estudos de imagens cerebrais usando scanners PET (tomografia por emissão de pósitrons; uma forma de imagem cerebral que possibilita observar o cérebro humano em ação) mostram que o metabolismo cerebral em crianças com TDAH é menor nas áreas do cérebro que controlam a atenção, o julgamento social o controle dos movimentos e a regulação emocional. Há alteração também dos circuitos se comparados com as crianças da mesma idade que não apresentam TDAH.
Quem é afetado pelo transtorno de déficit de atenção/hiperatividade?
As estimativas sugerem que cerca de 4% a 12% das crianças têm TDAH. Os meninos são 2 a 3 vezes mais propensos a ter TDAH do tipo hiperativo ou combinado do que as meninas.
Muitos pais de crianças com TDAH experimentaram sintomas de TDAH quando eram mais jovens. O TDAH é comumente encontrado em irmãos e irmãs da mesma família. A maioria das famílias procura ajuda quando os sintomas do filho começam a interferir no aprendizado e no ajuste às expectativas da escola e das atividades adequadas à idade.
Quais são os sintomas do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade?
A seguir estão os sintomas mais comuns de TDAH. No entanto, cada criança pode apresentar sintomas de forma diferente. As 3 categorias de sintomas de TDAH incluem o seguinte:
Desatenção:
* Curto período de atenção para a idade (dificuldade em manter a atenção)
* Dificuldade em ouvir os outros
* Dificuldade em atender aos detalhes
* Facilmente distraído
* Esquecimento
* Poucas habilidades organizacionais para a idade
* Habilidades de estudo ruins para a idade
Impulsividade:
* Frequentemente interrompe os outros
* Tem dificuldade em esperar sua vez na escola e/ou jogos sociais
* Tende a deixar escapar respostas em vez de esperar ser chamado
* Assume riscos frequentes e muitas vezes sem pensar antes de agir
Hiperatividade:
* Parece estar em constante movimento; corre ou sobe, às vezes sem objetivo aparente, exceto o movimento
* Tem dificuldade em permanecer em seu assento mesmo quando é esperado
* Mexe as mãos ou se contorce quando está sentado; mexendo excessivamente
* Fala excessivamente
* Tem dificuldade em se envolver em atividades silenciosas
* Perde ou esquece coisas repetidamente e frequentemente
* Incapacidade de permanecer na tarefa; muda de uma tarefa para outra sem concluir nenhuma
Os sintomas do TDAH podem se assemelhar a outras condições médicas ou problemas de comportamento.
Tenha em mente que muitos desses sintomas podem ocorrer em crianças e adolescentes que não têm TDAH. Um elemento-chave no diagnóstico é que os sintomas devem prejudicar significativamente o funcionamento adaptativo em ambientes domésticos e escolares.
Comments