Após um período sem aulas presenciais, as famílias precisarão se readequar e criar uma rotina com o retorno à escola em agosto.
Não existe certo ou errado, melhor ou pior, porém o básico, para assegurar a saúde física, mental e emocional das crianças e adolescentes. Cada familia encontra seu próprio ritmo e algumas precisam de algumas alterações para evitar excessos prejudiciais ao pleno desenvolvimento dos filhos, como o tempo em frente às telas que geram piora da ansiedade e sono insuficiente Cada criança tem uma maneira de se relacionar com seu cotidiano, suas tarefas e as atividades
escolares.
A capacidade para se organizar, a autonomia de saber lidar com suas pequenas obrigações diárias é construída desde muito cedo. Guardar os brinquedos aos 2 anos de idade ensina que tem a “parte legal” e a “parte chata” que não gera o prazer imediato da brincadeira em si mas pode gerar a satisfação pelo trabalho concluído. E esse é o ponto! A criança deve ficar animada em cumprir os combinados porque se sente capaz de lidar com suas “responsabilidades” e usufrui de um certo poder de bagunçar quando quiser, ja que pode arrumar sua própria bagunça.
Quando os pais aprendem a reforçar positivamente essa atitude colaborativa, a criança se sente bem com ela mesma e cria uma percepção mais positiva da “parte chata” de todas as coisas. Porisso, mesmo se tiver secretárias ou babás para fazer as coisas pela criança, as profissionais devem ser orientadas a deixar a criança fazer a parte dela para manter a casa e seu espaço mais aprazíveis.
No caso de crianças mais desatentas, com maior dificuldade de se organizarem nas pequenas tarefas do dia a dia, os combinados devem ser bem determinados. Ordens simples, objetivas, olhando a criança nos olhos, pedindo para que ela repita o que acha q deve fazer, ajudam bastante. Uma coisa de cada vez, a criança se sente bem consigo mesma a medida que vai cumprindo as etapas da tarefa e recebe a aprovação e carinho de seus pais, avós e cuidadores. ”Dever cumprido, você está de parabéns por deixar tudo assim tão lindo!”
O planejamento diário para crianças com TDAH requer um equilíbrio entre organização e diversão. Não existe um plano perfeito para criar a rotina de uma criança com TDAH, mas seguindo uma estratégia detalhada e estruturada, a criança pode completar as tarefas e ainda se divertir.
Algumas dicas e estratégias ajudam a reduzir conflitos e dificuldades, aumentando a autonomia e auto estima das crianças com TDAH e melhorando o estresse da família.
CONSTRUINDO BONS HÁBITOS
Bons hábitos são tão fáceis de aprender quanto os ruins. Quando um comportamento se tornar um hábito, vai ser cada vez mais fácil ser executado.
Enfatize apenas um hábito por vez, como guardar os brinquedos antes de dormir. Escolha aquele com o maior efeito e trabalhe nele primeiro até que a criança o domine e seja reconhecida por isso, com um reforço positivo.
Estabeleça metas alcançáveis. Divida o tempo em projetos menores e viáveis. Por exemplo, em vez de reservar uma hora para tarefas gerais, selecione uma tarefa específica e administrável, como guardar as roupas, para ser seguida por algo mais divertido - ou apenas uma pausa.
Crie oportunidades de atividades que trabalhem o corpo. A atividade física é benéfica para crianças com TDAH, portanto, sempre tente incluir tempo em sua agenda para uma atividade ao ar livre, se possível. Outras opções internas para como jogos como tênis Wii Fit, Let's Dance ou exercícios pelo You Tube que a criança goste.
As Instruções devem estar escritas em um local de fácil visualização. Pode ser usado quadros de tarefas ou listas de verificação com etapas detalhadas. Lembre-se que para crianças com TDAH é melhor que elas possam ver, ler e reler, pois são mais fáceis de lembrar e revisar que apenas instruções verbais..
As instruções escritas têm menos gatilhos emocionais para pais e filhos. Dar às crianças com TDAH listas curtas e adequadas à idade das tarefas a serem realizadas - ou pequenos passos para uma tarefa maior - irá mantê-las no comando da tarefa.
Crianças pequenas podem precisar de gravuras para ajudá-las a completar as tarefas de sua lista.
Crie um sistema de recompensa diária. Crianças com TDAH geralmente respondem bem a uma recompensa simples, como estrelas por atividades concluídas e uma cota diária de estrelas para serem recompensadas com uma atividade favorita. As crianças mais velhas também podem apreciar a chance de economizar suas estrelas para uma recompensa maior de final de semana.
Inclua seu filho nas decisões e na criação das estratégias e recompensas. Lembre-se que as opções devem ser limitadas e adequadas à idade e verifique se, na prática conseguirão cumprir. Por exemplo, se a criança prefere tomar banho pela manhã, mas não pode fazê-lo e cumprir os prazos definidos, mude o banho para a lista antes de dormir.
Como criar uma rotina?
Com as diretrizes acima em mente, dá para criar uma programação personalizada para as necessidades do seu filho e em cada fase do ano, que podem ser flexibilizadas quando necessário porém sem perder a estrutura básica.
Cada dia não precisa incluir todas as atividades listadas abaixo. Caso as aulas sejam pela manhã, os horários serão modificados. Porém, manter esses modelo pode ajudar e a cada família, cabe uma realidade. É importante valorizar a rotina e buscar a melhor para a realidade, idade e contexto da família.
Rotina matinal:
1. Acordar.
Manter o mesmo horário de despertar todos os dias tornará as manhãs mais fáceis.
As crianças mais velhas podem usar um alarme. As crianças mais novas podem ser acordadas suavemente com o seu toque e cantando ou chamando seu nome.
Muito importante estabelecer um horário máximo para que a criança não acorde tarde e atrapalhe o ciclo de sono noturno. Um bom horário limite é por volta de 8, 9 da manhã.
2. Higiene matinal.
Sua lista de verificação a esta hora do dia pode incluir etapas como "arrumar a cama, tomar banho, escovar os dentes, escovar os cabelos e colocar roupas limpas".
As crianças mais velhas podem precisar adicionar “tomar remédios” a esta lista.
3. Café da manhã.
Evite alimentos muito calóricos e com corantes artificiais. As crianças com TDAH se beneficiam de uma dieta livre de aditivos.
4. Cuidando de animais domésticos.
Se a criança tem um animal de estimação, esta é uma boa hora para dar-lhe comida ou água e limpar o local onde há depósitos de urina e fezes.
5. Estudo matinal
Para crianças que estudam à tarde, a manhã é melhor para fazer as tarefas escolares que `a noite. Após alguma tarefa ou algum dever de casa, crie uma pausa para brincar ou relaxar. Fazer uma agenda com as tarefas semanais para que cada dia tenha uma atividade específica anotada. Inclua etapas básicas para a tarefa que se iniciam na organização da mesa de estudos, lavar as mãos e molhar o rosto, separar os materiais, etc,
Rotina pós-escola:
1. Lanche. As crianças com TDAH costumam se dar bem com refeições ou lanches pequenos, rápidos, fáceis e frequentes. Com baixo teor calórico, de preferência. A criança pode ser encorajada a preparar seu próprio lanche, para que exercite sua autonomia desde cedo.
2. Jogo externo ou esportes.
Embora as crianças com TDAH se beneficiem da estrutura e da metodologia das escolinhas de esportes, algumas brincadeiras livres, como brincar em praças, no prédio e parquinho, também são importantes.
3. Descanso. Isso é conforme necessário e apropriado para a idade. Um banho morno, uma conversa calma, brincar com o animal de estimação, evitar telas neste momento de pausa após a chegada da escola.
4. Lição de casa.
Observe que as crianças que voltam da escola podem precisar fazer uma pausa e fazer um lanche antes de começar os trabalhos escolares, mas você deve tomar essa decisão com base no contexto. Pode ser que a criança volte muito cansada e irritada da escola ou esteja mais agitada e impaciente no final da tarde. Se a criança usa medicamentos para o TDAH o efeito vai estar menor ou já terá passado. É melhor fazer os deveres de casa ou aulas particulares enquanto os remédios ainda estão funcionando.
5. Brinque ou relaxe.
Embora o excesso de televisão não seja uma boa ideia, pode ser um bom relaxamento e uma recompensa por completar tarefas ou trabalho. Assistir um episódio de um desenho ou um jogo com os colegas pode ajudar a relaxar. Porém, vale a pena definir com a criança o tempo e o conteúdo das atividades gastas em telas. Quanto mais cedo a criança tiver limites e souber compreender essa regra básica, menos problemas essa família terá com a adolescência no que diz respeito ao uso excessivo e viciante do computador e celular.
6. Limpar.
Novamente, forneça instruções específicas para uma tarefa específica. Em vez de dizer “Limpe suas coisas”, tente “Vamos colocar todos os brinquedos de volta nas prateleiras”.
7. Preparar o jantar
Convide a criança para ajudar na preparação do jantar. Envolva as crianças com etapas de preparação do jantar adequadas à idade. Você pode criar uma lista de verificação relacionada ao jantar com etapas como “pôr a mesa” ou “fazer uma salada familiar” para ajudá-los.
8. Relaxamento após o jantar.
Crianças com TDAH têm dificuldade para se acalmar.. Mesmo que estejam cansados, ainda podem precisar de ajuda. Na TV, escolha programas mais calmos - comédias leves, desenhos com músicas bonitas. Um jogo de tabuleiro tranquilo é outra boa opção. Evite atividades energizantes, como jogos ativos ou videogames.
9. Organizar o dia seguinte:
Prepare-se para dormir.
Fazer uma lista de verificação direcionada, como “tomar banho, lavar o rosto, escovar os dentes, colocar pijamas e colocar a roupa suja no cesto”.
Programar e se organizar para o dia seguinte, também é importante para evitar ansiedade e mal humor ao acordar.
Selecione as roupas que serão usadas no dia seguinte sobre uma cadeira. Também é uma boa hora para juntar os deveres de casa e colocá-los na mochila para a escola no dia seguinte.
10. Desacelerar e relaxar.
Experimente uma lista de músicas calmantes juntos ou dê ao seu filho uma mini-massagem. Quinze minutos de massagem são benéficos para crianças com TDAH. Para obter melhores resultados, use uma pressão firme. Ele recomenda rolar uma bola de tênis para cima e para baixo nas costas da criança. Música relaxante e programas de relaxamento gravados também são úteis para crianças com TDAH.
11. Defina um horário de sono.
Crianças com TDAH costumam ter problemas para dormir, mas, mesmo assim, precisam ter um horário regular de sono. Certifique-se de ter um horário definido para ir para a cama e acordar. Se a criança tem problemas de sono, o pediatra ou médico pode ser comunicado para oferecer alternativas.
Com sua alta energia e criatividade, as crianças com TDAH podem se divertir muito ao longo do dia.
O trabalho dos pais e cuidadores é fornecer uma estrutura organizada e flexível, alimentos saudáveis, limites em atividades que podem piorar a agitação, irritabilidade e desorganização. Mas o mais importante é buscar essa harmonia para que a criança se sinta acolhida e segura, com muito carinho e amor.
Quer deixar aqui um comentário ou dúvida?